Texto copiado!
Queda de cabelo no pós-parto: causas e soluções
Publicado em 09 de outubro de 2024 às 22:12


Durante a gestação, beneficiados por questões hormonais, os cabelos costumam ficar mais bonitos, fortes e saudáveis, mas geralmente essa realidade muda no pós-parto, em que a queda acentuada dos fios é uma das maiores queixas das mamães.

A queda capilar no pós-parto é conhecida como alopecia pós-parto ou eflúvio telógeno pós-parto e tem algumas causas. Veja algumas delas:

Hormônios - a principal causa é a hormonal. Durante a gravidez, os níveis de estrogênio aumentam, o que prolonga a fase de crescimento do cabelo, resultando em uma aparência mais espessa. Após o parto, esses níveis hormonais diminuem rapidamente, e o cabelo entra em uma fase de queda natural, conhecida como fase telógena.

Ciclo capilar - o cabelo passa por diferentes fases de crescimento, repouso e queda. Durante a gravidez, a fase de crescimento é estendida, mas no pós-parto o cabelo entra em uma fase de queda mais pronunciada.

Estresse físico e emocional - o parto e a chegada de um novo membro à família podem causar estresse físico e emocional, o que também contribui para a queda capilar.

Lembrando que esse processo é fisiológico, ou seja, esperado, e não pode ser impedido. Ele começa geralmente três meses após o parto e pode durar até 6 meses depois. O que pode ser feito é minimizar os efeitos da queda capilar. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos, fundadora da Cristal Clínica Capilar, lista medidas que podem ser tomadas:

Nutrição adequada - Certifique-se de ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, que são importantes para a saúde de modo geral, incluindo a do cabelo.

Suplementação – uma estratégia utilizada na Cristal Clínica Capilar é a suplementação via oral, aproveitando o ganho capilar expressivo que acontece durante a gestação. Assim, quando houver a queda no pós-parto, a mamãe contará com uma reserva significativa de fios, o que a ajudará a passar por essa fase de forma mais tranquila e ter uma recuperação mais rápida.

Cuidados com o cabelo – evite penteados muito apertados que podem causar tração aos cabelos, danificando os fios e levando a queda capilar. Também é indicado evitar o uso em excesso de fontes de calor como secadores e chapinhas.

Corte regular - cortar o cabelo regularmente pode ajudar a remover as pontas duplas e melhorar a aparência geral.

Terapia capilar - tratamentos como a fotobioestimulação por LED (luz emitida por diodo), um laser de baixa potência que tem efeito anti-inflamatório, melhora a circulação e a densidade dos fios, reduz a queda, revitaliza e melhora qualidade do fio novo que vai nascer, otimizando o seu crescimento. Em determinados casos, o tratamento capilar a laser pode ser complementado com a aplicação de ativos diretamente no couro cabeludo.

Lembrando que a perda pós-parto é temporária e pode durar 6 meses, com melhora espontânea. Porém, podemos antecipar a recuperação capilar, com ajuda profissional, para avaliação e orientação personalizada.

Tenha em Casa

Suplemento Capilar - nutracêutico formulado com aminoácidos, vitaminas e minerais perfeitamente balanceados. Age de dentro para fora, nutrindo os fios, fortalecendo a fibra capilar e proporcionando um crescimento capilar saudável.


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]