Mercado estético: brasileiras apostam no setor para empreender
De acordo com pesquisa da Grand View Research, o mercado de procedimentos estéticos alcançou o impressionante valor de US$ 127,1 bilhões em 2023, com expectativa de crescer ainda mais nos próximos anos. Já a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) revelou que o Brasil é o quarto maior mercado de estética do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Entre os diversos procedimentos estéticos em destaque, a micropigmentação tem ganhado força. Esse método consiste em implantar pigmentos na pele, sendo uma tendência crescente no mercado de beleza. E é nesse mercado em que a empresária Ju Aguiar se destaca como a pioneira em Micropigmentação Realista no Espírito Santo e que já formou mais de 1.200 profissionais nos últimos 14 anos, revela que o mercado está aquecido e que o serviço se tornou imprescindível em salões de beleza e centros de estética. "Esse aumento é reflexo da busca por uma estética mais harmônica e natural.
Hoje, as pessoas procuram procedimentos que realcem sua beleza sem exageros, mantendo um aspecto equilibrado e saudável." Ela ainda acrescenta que “As sobrancelhas possuem um papel muito importante no rosto, podem levantar o olhar e até expressar a personalidade da pessoa. Por isso, os profissionais de design de sobrancelhas devem se manter atualizados sobre as técnicas e aprofundar o conhecimento sobre visagismo, a fim de harmonizar e valorizar o rosto por meio do desenho das sobrancelhas”, aponta Ju Aguiar. De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, o potencial de renda média mensal de um designer de sobrancelhas é de R$ 5 mil, considerando a disponibilidade mensal de 120 horas. “O profissional pode atuar de maneira autônoma ou prestar serviços em estabelecimentos de beleza e estética. Em ambos os casos, é importante investir em atualização e conhecimento continuamente. Além disso, a internet e as redes sociais são grandes aliadas na divulgação do trabalho – 20% dos meus atendimentos, por exemplo, chegaram até a mim por meio das minhas redes sociais. Os demais são por indicação”, revela.
Como começar O primeiro passo para investir na carreira é se capacitar, realizar cursos de formação e visagismo. O investimento inicial em cursos e ferramentas fica a partir de R$ 1.500,00. A expert indica que os novos profissionais podem aproveitar o potencial de divulgação das redes sociais para alcançar mais clientes. “Fotos de antes e depois e depoimentos de clientes são recursos que valorizam o trabalho e servem de vitrine”, indica Ju Aguiar.