Estudo aponta que 50% dos médicos concordam que o estresse já os levaram a erros médicos.
Conheça a startup que está usando IA para combater esse problema crônico
Um levantamento da Afya, realizado entre julho e agosto de 2024, revelou que cerca de 40% dos médicos brasileiros sofrem de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e burnout. Entre as 2.005 respostas coletadas, foi constatado que as mulheres são as mais afetadas e que o excesso de trabalho, superior a 50 horas semanais, não está diretamente ligado a esses quadros.
Os dados mostram que 33,5% dos médicos relataram ansiedade, 22,1% depressão e 6,7% burnout, sendo que muitos não buscam tratamento por falta de tempo. O impacto do estresse é preocupante: 50% dos médicos admitiram que ele já os levou a cometer erros médicos, enquanto 94% disseram que afeta negativamente a vida pessoal e 82% que compromete o desempenho profissional. Isso evidencia como o estresse crônico não apenas prejudica o bem-estar dos médicos, mas também coloca em risco a segurança dos pacientes.
Para ajudar no combate deste problema crônico, a Sofya, primeira startup a ser incubada pelo Alma-HSL, núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês, entra em cena. A tecnologia da startup funciona como um raciocinador clínico em tempo real que integra protocolos globais, protocolos personalizados e evidências científicas, para otimizar decisões médicas, trazer excelência clínica e reduzir custos. Com uma acurácia de 91%, a ferramenta hoje se apresenta como um antídoto contra o estresse, trazendo alívio para a rotina exaustiva dos profissionais em diversos hospitais.
Ao automatizar tarefas administrativas e clínico-assistenciais, a Sofya promove aderência a tratamentos personalizados, minimizando desperdícios e promovendo excelência em resultados clínicos, o que impacta positivamente na redução de gastos com saúde.
De acordo com Igor Couto, CEO e co-fundador da Sofya, a plataforma conta com um modelo de transcrição otimizado para compreender o vocabulário específico da saúde em português. “Ela integra-se perfeitamente com terminologias e padrões médicos globais, garantindo que cada ponto de dados seja preciso, confiável e relevante a nível internacional. Isso aumenta a eficiência da análise de dados, capacitando os profissionais de saúde a tomar decisões mais inteligentes para obter resultados superiores aos pacientes”, relata.
A Sofya é aplicada em diversas áreas para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços médicos, como padronização de protocolos clínicos para uniformizar o atendimento, suporte à decisão para médicos menos experientes, redução da burocracia digital, predição de riscos com base em prontuários eletrônicos, suporte ao diagnóstico por imagem, otimização do atendimento ambulatorial, automação de processos administrativos e personalização de tratamentos com base em genômica. Essas soluções visam reduzir erros, aumentar a precisão diagnóstica e terapêutica, melhorar a satisfação dos pacientes e tornar o sistema de saúde mais eficiente e acessível.
“O sistema da Sofya oferece desde automatização de tarefas rotineiras, como preenchimento de documentação através da voz, até o suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados”, complementa Igor.